quinta-feira

Objeto ou Arte?

Olá!!
Estou em débito com vocês, eu sei!
Peço desculpas a você que me acompanha e ao pessoal da Filiperson, por não ter postado praticamente nada durante o mês de novembro.
Mas, como já comentei aqui (e no facebook), estou fazendo outra faculdade (Design de Interiores) e, apesar de parecer um curso fácil, tenho vários trabalhos por semana! Muitos, inclusive, exigem uma criatividade absurda para ser concretizado!
Por falar em trabalho de faculdade, hoje trouxe mais um para vocês verem!
A proposta era: 
1- precisávamos de um objeto comprado no Saara (tinha que ser de lá), no valor de até R$10,00 (com comprovante);
2- depois do objeto comprado, todos achavam que trabalhariam em cima dele... Mas houve um leilão, para trocarmos os objetos. Eu que cheguei com um chaveiro de sapo (que fazia até "croc croc"), saí da aula com 2 raquetes e 1 bolinha de ping pong!
3- com objeto em mãos, era hora de trabalhar: criar um mapa mental, fazer o braço conceitual, objetivo e justificativa e, finalmente, montar o produto usando o objeto do leilão - um objeto de arte (não podia ser utilitário...)!

Tivemos 15 dias para fazer isso, mas empaquei e não conseguia pensar em nada (que desespero!). Até ajuda no facebook eu pedi!! Eis que na semana da entrega, uma luz se acendeu e eu consegui fazer meu trabalho!

O resultado foi uma escultura, que eu denominei "Confusões da Mente":

Usei: raquetes e bolinha de ping pong; tinta acrílica nas cores preto, amarelo e magenta; papel Filipinho Cards (by Filiperson) preto, branco, azul e vermelho; papel Filicolor (by Filiperson) pink; palha e, como base, parte de uma queijeira.



Para vocês entenderem como cheguei a esse resultado, segue o roteiro que eu fiz:



Proposta: Objeto ou Arte?

Ideia: Indecisão

Objetivo: Demonstrar os conflitos da mente humana, relacionados à satisfação, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. 

Justificativa: Os seres humanos são capazes de mudar constantemente, pois, de forma geral, nunca estão satisfeitos. Isto provoca uma confusão em suas mentes, podendo, inclusive, afetar a qualidade de vida dessas pessoas.

Desenvolvimento (processo): Para desenvolver meu objeto de arte, me inspirei nas duas máscaras símbolo do teatro: uma alegre e outra triste.
Para dar forma às raquetes e bolinha de ping pong, usei tinta acrílica nas cores: preto, amarelo e magenta; papéis coloridos, para fazer olhos e bocas e palha para finalizar o trabalho.
Escolhi o preto para representar a insatisfação e o amarelo para a satisfação (esta com um nariz magenta, simbolizando a felicidade/alegria). A boca e os olhos pretos têm a função de passar um sentimento negativo, enquanto que o colorido representa o positivo.
A palha, colocada na base, representa nosso cérebro/mente pensante e em conflito.

Avaliação: Apesar da dificuldade na realização deste trabalho, o objetivo foi alcançado. Isto se reflete nas “Confusões da Mente” no que diz respeito à satisfação pessoal ou profissional, pois ora os indivíduos estão satisfeitos, ora não.


Pra finalizar, segue um video que eu fiz, a partir dos slides apresentados em aula (é... ainda tive que fazer slides e apresentar o trabalho!):

video
Em alguns momentos o vídeo ficou corrido. Se for preciso, basta dar pausa para ler...

Por hoje é só! Mas logo, logo volto com novidades!
Bjs!


2 comentários:

  1. Oi Dani! Adorei a escultura! Fico feliz por ter dado certo depois de tanto esforço, ne? rs
    Adoro o seu cantinho e ja te sigo.
    Bjinhos.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  2. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir